top of page

DHO: Uma abordagem na gestão de pessoas com Silvia Maria Coleraus

A importância da sinceridade na construção das relações pessoais e profissionais





No mais recente episódio do podcast "Espaços Reconhecidos", a Analista Transacional da Atona, Simone Klober, e a jornalista, Raquel Saliba, exploraram temas importantes na área de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) com Silvia Maria Coleraus de Souza, diretora comercial da Maná do Brasil, ex-presidente do Núcleo das Mulheres Empreendedoras  da ACIJ e participante da diretoria do CEME, conselho estadual da mulher empresária. 


Confira o episódio completo no Youtube ou no Spotify. Abaixo,  um resumo de alguns tópicos abordados no programa.





Construção de relações e desenvolvimento humano organizacional


Sílvia destacou o quanto a sinceridade influencia na construção de uma relação saudável no trabalho desde o processo de entrevista, ressaltando a necessidade de compreender as histórias de vida e os valores dos candidatos. 


"A relação já começa na entrevista. Ali, você identifica o que essa pessoa tem de bacana e que tem match, que vai contribuir. Transparência, honestidade e a criação de um espaço para compartilhar questões e ideias são fundamentais nesse processo", afirmou.

Como a AT contribui para o processo?


Simone questionou Silvia sobre a influência da Análise Transacional na sua trajetória profissional e no seu dia a dia como gestora de pessoas. Sílvia destacou a transformação pessoal que a abordagem trouxe à sua vida, saindo de uma visão cartesiana para uma compreensão mais profunda das relações e comportamentos. 


"A análise transacional, para mim, é um divisor de águas. Exercitar a empatia, reconhecendo o espaço do outro antes de julgamentos é o que transforma”, explicou.

Os maiores desafios no desenvolvimento de liderados


Sílvia compartilhou, ainda, parte de suas experiências lidando com a resistência de alguns colaboradores em buscar desenvolvimento. Destacou o desafio de compreender que nem todos têm o mesmo desejo de crescimento e que respeitar o espaço e as escolhas individuais é crucial para a criação de um ambiente sadio e fértil profissionalmente. 


"Não tem caso perdido, tem possibilidades de transformação a partir do querer", comentou.

Trazendo, inclusive, um relato pessoal da sua própria transformação - que vamos deixar exclusivamente no episódio, corra para assistir! - Silvia reforça que a mudança de mindset em relação a necessidade de mudança é fundamental para promover um ambiente mais saudável e produtivo.


Podcast Espaços Reconhecidos: Episódio 4


Confira o rico debate do episódio completo nas redes sociais da Atona e não deixe de participar comentando o que achou do conteúdo e o que espera para os próximos.


Acesse nosso canal no Youtube ou no Spotify


7 visualizações0 comentário
bottom of page