Potencializando a Liderança Feminina
- Raquel Saliba

- 21 de jan.
- 3 min de leitura
Conheça o Projeto para o Desenvolvimento do Potencial da Liderança Feminina da Atona
A busca por ambientes de trabalho mais inclusivos não é um assunto novo, mas você já parou para se perguntar por que isso é importante? Aqui na Atona acreditamos que o desenvolvimento humano é a chave para desbloquear o potencial máximo das pessoas e dos resultados nas organizações. E quando falamos de pessoas, estamos falando de TODAS as pessoas.
Recentemente, conduzimos um Projeto para o Desenvolvimento do Potencial da Liderança Feminina que não apenas confirmou nossa crença e metodologia como também trouxe resultados no desenvolvimento de relações mais produtivas com impactos positivos nos resultados da organização.

O Desafio: Quebrando modelos
Em muitas organizações, os cargos de liderança ainda são ocupados predominantemente por homens, e o modelo de "liderança" a ser seguido, acaba por se associar a estereótipos de comportamentos masculinos. Percebemos que algumas mulheres adotam esse código de conduta em sua forma de liderar, deixando de lado competências associadas ao estereótipo feminino que são muito importantes para liderança: relacionamento interpessoal, cooperação ou empatia, por exemplo.
É importante registrar que, não estamos dizendo que homens são assim e são mulheres assado. Estamos dizendo que somos educados para sermos diferentes e com isso, homens e mulheres, podem deixar de acessar todo o seu potencial de competências humanas.
Surge então a nossa questão central: Como fornecer um ambiente seguro e estruturado para que, homens e mulheres, superem esse paradigma limitador?
Investir na liderança feminina não é apenas uma questão de equidade, mas também de estratégia de negócios. Uma pesquisa do Peterson Institute for International Economics, que analisou 22 mil companhias em 91 países, revelou um dado incontestável: empresas que aumentaram a presença de mulheres em até 30% nos cargos de alta liderança viram sua rentabilidade crescer até 15%.
Acreditamos que esse resultado é impulsionado pelo fato de que certas habilidades de liderança, tão procuradas nos profissionais hoje em dia, são mais desenvolvidas pelas mulheres ao longo de suas vidas devido às suas experiências a partir do seu papél de gênero na sociedade. É por isso que aumentar a presença de mulheres em cargos de liderança fortalece o rol de competências comportamentais de liderança como um todo na organização.
Nossa metodologia:
O projeto teve como norte qualificar, reconhecer e direcionar competências associadas aos estereótipos feminino e masculino para a atuação de liderança. Para isso, utilizamos um método focado na mudança efetiva:
Existência: Qualificar a existência dos problemas e potenciais.
Significado: Refletir sobre os impactos do que existe no contexto da organização.
Possibilidades: Levantar possibilidades de ação para o desenvolvimento de potenciais não explorados e ampliação da atuação das mulheres como líderes.
Ação! Engajamento efetivo pormeio de planos de ação de desenvolvimento pessoal e envolvimento de todos os líderes no compromisso da mudança.
Trabalhamos para que as participantes e seus gestores percebessem como as ideias sobre o que é "ser mulher" podem tanto impelir quanto impedir o uso de seu potencial máximo para a liderança.
Insights: Resultados transformadores
O desenvolvimento das participantes foi rápido e profundo, gerando transformações inclusive em suas vidas pessoais.
Seus gestores ampliaram a compreensão sobre sua atuação como desenvolvedores de pessoas em sua individualidade e elas reconheceram e se reconectaram com potenciais relacionados a características do arquétipo feminino que poderiam enriquecer sua liderança.
O projeto também alcançou resultados com Diretores, que reconheceram a importância de criar espaços seguros para o desenvolvimento de mulheres para a liderança e assumiram o compromisso de serem patrocinadoras do tema dentro da organização.
Leve a metodologia Atona para sua empresa
Este projeto piloto foi um dos nossos orgulhos em 2025 e será a base do nosso novo produto de desenvolvimento de liderança a partir de 2026: O Desenvolvimento do Potencial da Liderança Feminina nas Organizações.
Nossos objetivos centrais:
levar as mulheres a reconhecer, fortalecer e aplicar seus potenciais inexplorados para o exercício da liderança,
preparar gestores para apoiar esse desenvolvimento e criar um ambiente de segurança psicológica para o exercício pleno da liderança feminina e para a troca e aprendizado entre homens e mulheres,
Trabalhar junto com a Diretoria no patrocínio e direção para novas formas de liderar na organização.
A Atona está pronta para ajudar a colher os frutos do Desenvolvimento da Liderança Feminina também na sua organização. Entre em contato!

















Comentários