top of page

Visão inclusiva sobre liderança feminina: um bate-papo com Sayonara Moreira

Corporate Communications & Marketing Manager é a terceira entrevistada da série especial de entrevistas do mês da mulher



Sayonara Moreira
Sayonara Moreira é a terceira entrevistada da série sobre liderança feminina


O setor de marketing é um campo dinâmico onde criatividade, estratégia e visão sistêmica são competências muito importantes. E as mulheres têm desempenhado um papel significativo e transformador nesse setor, liderando equipes, criando estratégias e moldando a forma como as marcas reconhecem e se comunicam com seus vários públicos.


E Sayonara Moreira, Corporate Communications & Marketing Manager na Tupy é uma dessas mulheres. A terceira mulher da série de entrevistas sobre liderança feminina aqui na Atona compartilhou suas experiências, perspectivas e insights sobre liderança inclusiva, identidade de gênero e a importância da diversidade nas organizações.


Sayonara Moreira 3x3: três coisas que gosta e três coisas que não gosta


“Meus olhos brilham quando amanhece e é um dia de sol; quando estou rodeada de pessoas, trocando informações, experiências e conhecimento; e quando vejo qualquer manifestação de arte: música, dança, pintura. Por outro lado, não tolero injustiças, preconceitos e violência”, contou Sayonara.


Trajetória profissional e desafios


Ela iniciou sua vida profissional cedo, trabalhando como modelo e em comércios locais durante a adolescência. E foi na faculdade que encontrou sua verdadeira paixão e começou a construir a carreira em Comunicação Corporativa e Sustentabilidade.


“Optei por estudar Jornalismo porque entendi que essa área me permitiria explorar diferentes campos de conhecimento. E minha trajetória profissional me levou a atuar em Comunicação Corporativa, Sustentabilidade, ESG, Gerenciamento de Crises e gestão de marcas e reputação”, compartilhou.

Identidade de gênero e liderança feminina


Sayonara se identifica como uma mulher cisgênero e reconhece os desafios enfrentados pelas mulheres na busca por posições de liderança. Ressaltou que ainda é preciso evoluir bastante no sentido da equidade de gênero e citou dados preocupantes do Relatório Global de Disparidade de Gênero do Fórum Econômico Mundial de 2023, que indicam que a igualdade de gênero só será alcançada daqui a 131 anos.


“Não acredito que o gênero influencie a forma que alguém exerce a liderança. Sensibilidade, força, cuidado e firmeza são características universais que podem ser desenvolvidas por homens e mulheres”, afirmou.


Desafios e contribuições das mulheres na liderança


Sayonara destacou a importância das mulheres em posições de liderança apoiarem umas às outras e compartilharem conhecimento e experiências. Ainda é necessário as mulheres se posicionarem e se afirmarem em suas trajetórias profissionais, superando os obstáculos e desafiando os "nãos" que surgem pelo caminho - que, por inúmeras vezes, surgem em função do gênero e não de competência.


A solidariedade feminina pode ajudar a compreender algo valioso: o "sim" começa a acontecer dentro da gente.


“Do ponto de vista individual, acredito que temos que ser nós a nos dizermos nossos 'sins'. Receberemos muitos 'não' ao longo da trajetória, mas é importante garantir que não seja o nosso”, explicou.

Benefícios da diversidade e inclusão nas organizações


Para Sayonara, as organizações têm muito a ganhar ao adotarem uma visão inclusiva sobre liderança. Declarou que a diversidade de experiências, backgrounds e trajetórias enriquece as empresas e contribui para uma melhor compreensão e atendimento das necessidades dos consumidores.


“Todas as empresas vendem uma solução. Para que essa solução seja melhor, é importante que seja analisada por pessoas com diferentes vivências. Além disso, quanto mais pessoas são incluídas no mercado de trabalho, mais talentos estarão disponíveis para as empresas”, falou.

Com insights valiosos e uma visão inspiradora, Sayonara Moreira nos mostra a importância de uma liderança inclusiva, onde as diferenças são valorizadas e as oportunidades são igualmente acessíveis para todos.


8 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page