Soluções em Análise Transacional: saiba como a Atona pode auxiliar
- Raquel Saliba

- 19 de jun. de 2023
- 5 min de leitura
Último episódio do podcast AT à Tona está no ar com retomada de conteúdos

O podcast AT à Tona teve seu quarto e último episódio postado e, neste programa, trouxe uma retomada dos principais tópicos abordados anteriormente e apresentou todas as soluções que o Grupo Atona disponibiliza em cursos, mentorias, treinamentos e mais.
A íntegra pode ser acessada aqui pelo Spotify ou aqui pelo Youtube e, abaixo, confira o resumo, com os principais tópicos da conversa.
Introdução à Análise Transacional
No início da conversa, a jornalista Raquel Saliba pediu que as especialistas da Atona Luciana Priosta e Simone Klober relembrassem o que é e qual o contexto em que a AT foi criada.
A Análise Transacional é uma teoria sobre o comportamento humano que nasceu na década de 50 a partir da Psicanálise em um momento em que o mundo havia acabado de passar por duas grandes guerras. A humanidade lidava com uma nova ordem econômica, grandes nações buscavam se reerguer e uma preocupação constante de construir sociedades mais capazes de direcionar seu potencial para o crescimento, não para o conflito.
Eric Berne, criador da Análise Transacional, atuou como médico no exército americano e, em seu trabalho, recebia um script com perguntas para aplicar em soldados. Ele acabou entendendo que este era um método rígido e falho e, ao invés de se concentrar nas perguntas certas ou erradas, passou a observar as reações e trejeitos: expressões faciais, construções verbais, etc. Assim, Berne entendeu que era possível encurtar o caminho do diagnóstico através de padrões, traços de personalidade, disfunções e autorreflexões.
Traçando um paralelo com a Psicanálise - que contamos melhor aqui neste artigo - a AT surge e propõe uma abordagem prática e transformadora no desenvolvimento humano. A Análise Transacional busca analisar as manifestações das instâncias de personalidade e como elas podem contribuir uma com a outra através de escolhas conscientes e autônomas.
O primeiro episódio do podcast introduziu os principais conceitos de introdução à Análise Transacional e você pode assisti-lo aqui:
O script da vida e o conceito de “vencer”
A Análise Transacional traz um ponto de vista bem específico sobre o conceito de “vencer na vida”. Para vencer não é necessário que outro perca, pois não se trata de uma ideia de oposição ou sobreposição de um melhor sobre outro pior. Uma pessoa vencedora é aquela que alcança seus objetivos de vida sendo ela mesma, de forma autêntica.
Aceitar sua própria natureza permite uma maior compreensão não somente ao próprio comportamento, mas ao de outras pessoas também. Pois não é possível reescrever o script da vida, por mais assustador que isso possa parecer. O segredo é fazer as pazes com ele, ter autocompaixão e autoaceitação e saber lidas com as “bruxarias” que se escolheu acreditar ainda na infância.
E esse exercício de aceitação e a criação do script da vida foram os assuntos principais do terceiro episódio do AT à Tona. Confira, abaixo, e relembre mais sobre estes conceitos.
Uma organização também possui um script? Como o profissional de DHO (desenvolvimento humano organizacional) pode auxiliar no exercício de aceitação?
O “script de vida” de uma organização nada mais é do que sua cultura organizacional. Os profissionais de DHO precisam estar preparados para olhar para a cultura da empresa com os mesmos olhos de compaixão com que olham para si mesmos e assim poderão contribuir para o futuro dessa organização.
A Cultura Organizacional é formada por decisões, ações e valores que vêm, principalmente, de seus fundadores - a “infância” dela. A partir da sua criação, a organização passa a lidar com o dia a dia, o mercado, a sociedade civil, colaboradores e, assim, vai criando percepções de comportamentos que levam a bons e a maus resultados. A criação deste script pode ocorrer de forma inconsciente ou não, mas são nestes momentos iniciais que são definidos códigos de relacionamento, conduta e direcionamentos que são inevitavelmente replicados aos times.
A Análise Transacional propõe que os profissionais de DHO da empresa apliquem o mesmo caminho que é proposto para uma transformação individual: aceitação e qualificação antes de propor qualquer mudança.
Aceitação: Reconhecer tudo o que a empresa foi, é e o que faz parte do seu DNA: convidar os profissionais da empresa a valorizarem a cultura e a história da organização, comunicando o que é positivo e causa orgulho de quem faz parte desta história
Qualificação: Encarar qualidades e limitações da cultura organizacional frente a cenários futuros de forma clara e honesta. Sem julgamentos e de forma objetiva, para educar, especialmente as lideranças a desenvolverem este mesmo olhar.
Na prática, os profissionais de desenvolvimento humano desta empresa poderão, a partir daí, desenhar e propor Programas de Desenvolvimento Comportamentais muito mais aderentes e eficientes ou Processos de Gestão Estratégica de Pessoas muito mais adequados a realidade e necessidades dos gestores e que de verdade os apoiem no caminho de desenvolvimento de novas habilidades necessárias para a sustentabilidade do negócio no futuro.
As soluções da Atona
Para finalizar a trilha de conteúdos, as especialistas da Atona fecharam este quarto episódio abordando todas as formas com as quais o Grupo Atona pode auxiliar no processo de transformação, seja pessoal ou corporativo.
“Nós podemos apoiar o profissional de DHO nesse processo de mudança de diversas formas, mas todas elas passam pelos seguintes passos: qualificação do que há, identificação do que se deseja, qualificação dos atores e suas responsabilidades no processo de mudança e a escolha do rumo a se tomar. Ao escolher que rumo tomar é que vamos começar a falar sobre como podemos ajudar”, afirma Simone Klober.
Pode-se iniciar com um projeto de mentoria para organizar processos de Desenvolvimento Humano Organizacional, implementando novos processos como Atração, Seleção, Retenção de Talentos, Gestão de Desempenho Comportamental ou Projetos de Sucessão. Para aplicação de novos processos, também pode-se trabalhar juntamente com a Direção e com os Profissionais de DHO da empresa o desenho e a facilitação de Programas de Desenvolvimento Comportamental para Lideranças ou Grupos Funcionais para preparar profissionais para isso.
Mentoria ou treinamento para equipe?
Uma dúvida bastante frequência para projetos corporativos que a especialista Lucian Priosta explica como saber o que é melhor:
“Conversando! Cada organização, cada área, cada caso é único e o que funciona para uma pessoa pode não surtir nenhum efeito para outra. O que dá super certo em uma área pode encontrar um contexto totalmente diferente em outra e não trazer os mesmos resultados. É possível desenvolver um time para que impulsione o crescimento do seu líder por meio da busca ativa por feedback e de uma postura franca sobre o que pensa, sente e precisa. É possível desenvolver um líder para que incentive seu time a crescer, aprender e atingir resultados. Então, tudo depende”, finaliza.
Cursos da Atona
AT 101: Introdução à Análise Transacional
Este curso é a porta de entrada para o universo da Análise Transacional. Prático, versátil e utilitário, ele é indicado para pessoas adultas de qualquer idade, profissão ou visão de mundo.
AT Mais: Estudos Avançados em Análise Transacional
Depois de conhecer todos os conceitos introdutórios de AT no curso AT101 talvez você ouça o chamado que tantos de nós ouvimos aqui na Atona: o de aprofundar mais! Este curso foi desenhado para ampliar seus horizontes.
AT 202: Formação Profissional em Análise Transacional
Há momentos na vida em que a alegria da descoberta e do conhecimento nos impele à ação. Se você sentiu isso pela AT, talvez seja o momento do AT202. Um curso de formação profissional que o transformará em um Analista Transacional.
AT Review: Estudos de Revisão em Análise Transacional
Se você já teve contato com a teoria de Análise Transacional, sabe que é comum que não absorvamos tudo de uma vez e alguns pontos caiam no esquecimento. O AT Review é um espaço dedicado a relembrar conceitos.
AT Prática: Estudos de Caso com Análise Transacional
Depois de fazer algum curso de AT, é comum que sintamos a necessidade de conversar a respeito do que acontece no nosso dia a dia ou até sobre novos aprendizados que surgem com o tempo. Este momento é para isso.
Saiba mais detalhes sobre os cursos da Atona aqui e acompanhe todas as redes sociais da Atona: Instagram, Linkedin,



Comentários